Envio grátis na UE para todas as encomendas superiores a 40 euros

Benefícios da utilização de um boné de corrida em atividades ao ar livre

Escrito por Joaquim Anjos

-• 

Publicado em 05 de Abril de 2020

O papel crucial de um boné de corrida

Para alguns, o sol a queimar-lhe o rosto enquanto corre pode ser o que deseja. No entanto, para as pessoas com pele clara ou que não gostam de usar óculos de sol durante a corrida em trilhos, uma peça de vestuário importante é certamente um boné/chapéu de corrida. Também são bastante úteis para fazer exercício à chuva, o que é bastante comum durante os verões britânicos. No entanto, não é qualquer boné que serve. Embora possa continuar a usar o seu velho boné de basebol, existem atualmente tecidos excelentes que facilitam a obtenção de um desempenho máximo. Fazem-no sem que se sinta atolado com um boné encharcado de suor na cabeça. Aqui estão algumas das razões pelas quais usar um boné de corrida num ambiente de alta temperatura pode ser a melhor decisão que alguma vez tomou.

 

 

Os nossos bonés apresentam uma estrutura flexível

O típico boné de camionista tem o mesmo design retro há anos. No entanto, este modelo rígido pode ser um problema para os entusiastas do desporto. Quando se exercita num trilho ao ar livre, o boné tem tendência a ser levado pelo vento. No entanto, os bonés de corrida têm um bico fixo que facilita o ajuste no caso de a luz do sol estar baixa e a entrar nos seus olhos.

 

Quando estiver muito vento, o bico do boné flexiona-se em vez de capturar o vento e soprar da sua cabeça. Além disso, quando não precisar de usar o boné de corrida, os seus bicos flexíveis facilitam a sua colocação no cinto de hidratação ou nos calções de exercício. Além disso, é importante escolher um boné com um ajuste deslizante na parte de trás. Não deve ser simplesmente um elástico ou uma patilha de plástico. Tem de ser algo que possa agarrar e ajustar rapidamente sem perder o ritmo. Isto é especialmente importante quando se participa numa corrida competitiva em que cada grama de energia e concentração tem de estar na corrida e não no boné.

 

 

Mantém-no fresco ou quente

Um boné de corrida não é apenas ótimo para o proteger da luz solar; também mantém a cabeça fresca, o que significa que precisa de se hidratar com menos frequência. Este boné também é ótimo quando se quer manter quente durante o exercício em tempo frio. Quando se usa o boné de corredor em tempo quente, ele afasta o suor da cabeça, o que ajuda a arrefecer muito mais depressa e a perder menos suor. Isto não só o mantém fresco, como também garante que perde menos líquidos, o que pode causar tonturas, mesmo quando se reidrata com frequência. Além disso, mantém o suor longe dos olhos, o que o pode distrair do seu melhor desempenho. Com o tempo frio, é necessário manter a respirabilidade e, ao mesmo tempo, garantir que não perde demasiado calor, o que pode consumir a sua energia. Um boné de corrida foi concebido para o ajudar a conseguir isso. Além disso, quando se pratica exercício físico em tempo frio durante longas distâncias, o suor tende a escorrer pelo rosto. Um gorro de corredor absorve-o rapidamente, antes que tenha oportunidade de se acumular e escorrer para os olhos. Para conseguir esta regulação da temperatura, os gorros de exercício são fabricados num material leve e com malha.

 

Mantém o seu cabelo afastado do rosto

Se tem cabelo comprido, sabe como pode ser importante mantê-lo afastasdo do rosto. Com o uso do boné, não só se vai manter mais fresco, mas também vai evitar que ele se misture com o suor das costas, o que pode ser desconfortável.

Desta forma, o uso do boné vai também evitar que desenvolva uma comichão na pele, o que pode tirar o foco do seu objetivo de manter o ritmo e ganhar a corrida. Como resultado, pode fazer com que fique mais quente do que deveria e, por consequência, causar exaustão. 
Além disso, manter o cabelo longe do pescoço e das costas pode ter alguns benefícios antibacterianos, uma vez que eles prosperam em áreas hímidas.

 

Dá um toque "fashion" ao seu look desportivo

Um boné de corrida pode ser mais do que apenas um vestuário de exercício prático. Também pode ser uma afirmação de moda. Atualmente, tem mais do que uma opção para escolher o design do seu boné. Isto pode ajudá-lo a destacar-se e a ter um aspeto fixe durante o exercício.
No desporto, a sua aparência desempenha um papel importante no seu desempenho. A isto chama-se "cognição enclausurada". A investigação sugere que, quando nos apercebemos de que temos bom aspeto, isso pode aumentar a nossa confiança. Em corridas longas, por vezes é apenas necessário um estímulo extra de confiança para dar o seu melhor. Saber que o seu boné lhe dá uma boa aparência e o mantém fresco pode ajudar a reduzir as suas preocupações e a chegar à meta a tempo.

 

Melhora a Aerodinâmica

No mundo do ciclismo, a utilização de capacetes aerodinâmicos tem demonstrado reduzir o tempo, tornando mais fácil a passagem do vento. Isto também é válido para os nadadores que raspam a cabeça ou usam uma touca de velocidade. 
Embora a aerodinâmica não seja algo em que um corredor normalmente pense, ter um boné aerodinâmico pode ajudá-lo a economizar alguns segundos até à corrida. Combinado com outros fatores, como o cabelo molhado e rebelde da chuva, este acessório pode dar-lhe a vantagem de alguns segundos de que precisa para terminar primeiro. Pode ser especialmente útil quando o vento está a soprar na sua direção. O design flexível e aerodinâmico da pala do boné irão manter a água longe dos seus olhos e ajudá-lo a afastar o vento e isto pode ser exatamente o que precisa para vencer uma corrida, depois de um treino duro.

 

Mais do que proteção solar

Há muitas razões para um corredor querer usar um boné de corrida. No entanto, a mais importante é a proteção contra a luz solar. Mesmo as pessoas que não têm pele clara precisam de proteção solar para os olhos. A exposição prolongada à luz solar pode afetar a visão e causar queimaduras graves na pele. No final do dia, deve escolher um boné que seja tão fácil de usar que se esqueça que o está a usar.

Ao escolher o boné de corrida que vai utilizar durante o exercício físico, deve privilegiar sempre a leveza e a respirabilidade. É especialmente importante que seja o mais leve possível. Durante uma corrida, qualquer grama extra de peso na sua cabeça pode parecer uma tonelada e pode potencialmente atrasá-lo. Além disso, compare os vários preços. Não deve ter de pagar demasiado pela oportunidade de usar um boné de exercício confortável.

 

Pronto para levar as suas corridas para o próximo nível? Descubra hoje mesmo os bonés de corrida que aumentam o desempenho da Fyke!

Comentários

2 Comentários

  • Comentário do autor

    Fantástico! Aqui também pode encontrar aqui de cabeça de alta qualidade: : Toucas Royal Headwear

    Postado por Daryl Meyers | September 08, 2021
  • Comentário do autor

    Concordo especialmente com esta parte: "Mesmo as pessoas que não têm pele clara ainda precisam de protecção contra o sol". Continuo a ouvir muita injustiça quando se trata de cores de pele e estou contente por este ser um daqueles artigos que não discriminam. Também adoro os factores a considerar para um corredor. E, gostaria também de mencionar a Royal Headwear, a única loja em que confio quando se trata de qualquer tipo de headwear. O melhor para mim até agora. Espero que um dia o possam verificar :)

    Posted by Olivia Davis | September 08, 2021
Deixe um Comentário